Porque “todos nós prosperamos ou padecemos com os agricultores” (Bernard Baruch)

Traive Brasil
2 min readJul 10, 2020

Por Marjan Tabari @TrAIve Finance

Para aqueles de nós que crescemos nas cidades, é natural que quase nunca tenhamos colocado os pés em uma fazenda, conversado diretamente com um agricultor, apreciado o valor do solo ou testemunhado o vínculo direto que a biodiversidade do solo tem com nossa segurança financeira e alimentar. Ainda mais preocupante é o fato de muitos de nós nunca termos nos preocupado com os alertas realistas de que, para alimentar a crescente população mundial, precisaremos aumentar a produção agrícola em 50% até 2050 — e o fazermos de maneira sustentável, para que não esgotemos a terra de seus valiosos recursos. Podemos até achar difícil acreditar que “cerca de 70% da população mundial viverá em cidades ou áreas urbanas até 2050” ; uma mudança demográfica que é pelo menos em parte o resultado de agricultores deixarem suas fazendas devido a dificuldades financeiras. Para alguns de nós, essas são preocupações distantes e remotas, ou, na melhor das hipóteses, quando percebemos a gravidade delas, podemos simplesmente nos perguntar “como posso fazer parte da solução?

Para alguns de nós, ir à feira comprar frutas e verduras é o mais próximo que conhecemos da vida de um agricultor. Talvez nunca tenhamos mensurado em nossas cabeças os riscos extraordinários que os agricultores assumem ao trazer alimentos para o mundo. Investir todos os nossos recursos em um empreendimento totalmente à mercê da natureza — a abundância ou escassez de chuva, temperaturas extremas ou temperadas, doenças e pragas nas culturas — normalmente não é o tipo de negócio em que muitos de nós estamos dispostos a embarcar; uma empresa onde até um único trator pode custar tanto quanto uma Ferrari! No entanto, os agricultores acordam todas as manhãs enfrentando estas dificuldades para sobreviver e — sejamos realistas — para que todos nós possamos sobreviver. No entanto, muitas vezes achamos sentimental quando alguém diz que “Se a agricultura der errado, nada mais terá a chance de dar certo no país”. (M. S. Swaminathan) “Por que exatamente?!”, podemos nos perguntar.

Todos nós da Traive somos perguntados — e nos perguntamos — sobre as questões acima diariamente. Certamente não temos todas as respostas, mas somos apaixonados por encontrá-las e criar soluções inovadoras para elas. Entendemos que a questão em nossa frente está entre os desafios mais complexos que a humanidade enfrenta, mas acreditamos que quanto maior o desafio, maior o impacto para todos nós. Estamos aqui e fazemos o que fazemos, porque acreditamos que “Todos nós prosperamos ou padecemos com os agricultores”.

Junte-se a nós nessa jornada, se você também acredita!

--

--

Traive Brasil

Plataforma financeira digital aberta que conecta toda cadeia agrícola ao mercado de capitais.